Designer de embalagens de luxo palestra em São Paulo

Postado em: 27 / 05 / 2010

 
Marc Rosen, desigener de embalagens de luxo que esteve no Brasil

Marc Rosen, desigener de embalagens de luxo, que esteve em São Paulo

Maria Edicy Moreira

Marc Rosen, um dos mais festejados designers no segmento de embalagens de luxo para cosméticos, perfumes e produtos para cuidados pessoais – que veio a São Paulo para participar do Fórum Internacional Beauty & Personal Care, realizado no dia 26 de maio de 2010 – antecipou seu contato com os brasileiros em uma palestra na Panamericana Escola de Arte e Design, realizada no dia 25 de maio.

Em sua palestra “A Arte da Embalagem”, ele falou sobre as embalagens de luxo para os produtos de beleza e cuidados pessoais e também sobre o uso de novos materiais como o plástico da Eastmam que surge como alternativa ao vidro para as embalagens de luxo.

Lelong pour Femme, Marc Rosen homenageou a arte moderna

Lelong pour Femme, Marc Rosen homenageou a arte moderna

Rosen, que criou embalagens premiadas para Fendi, Nina Ricci, Victoria’s Secret, Revlon, Karl Lagerfeld, Estée Lauder, Perry Ellis, Oscar de la Renta, Avon, Halston, Chloe, entre outros, antecipando tendências e explorando novas tecnologias, começou sua palestra dizendo que para criar uma embalagem de luxo é preciso olhar para trás, para olhar à frente. Ou seja, é preciso buscar referências no passado para avançar em direção ao futuro.

O designer, que descobriu a arte da embalagem há 30 anos, disse que no começo da sua carreira teve muita sorte em trabalhar com Charles Revson, o fundador da Revlon, um homem difícil de se relacionar, mas que era muito interessado em embalagens e lhe deixou uma lição: “Dê atenção aos três Ps (Product, Promotion and Packaging ou Produto, Promoção e Embalagem) e você nunca irá fracassar”. Rosen seguiu os conselhos do mestre e alcançou o sucesso ao contrário de alguns colegas que se esqueceram dos três Ps e tiverem projetos fracassados.

Hoje, em sua opinião, a definição de embalagem de luxo tem a ver com o que é novo. A definição de luxo é mais ampla do que há 20 anos e se manifesta de várias formas. Por isso, o designer precisa convencer o consumidor de que ele precisa do produto, não basta desenhar uma embalagem bonita.

“A arte da embalagem é mais que apresentar uma nova face do produto, temos que explicar o produto e oferecer outros ingredientes para atrair o consumidor e fazer as pessoas perceberem o senso de si mesmas”, disse Rosen. Segundo ele, o humor no design da embalagem pode ser uma forma de atrair o consumidor e fazê-lo se divertir ao comprar o produto. O designer citou como exemplo a embalagem do perfume Floral Fantasy, de Lola, que “nos faz rir.”

Ciente das mudanças que nas últimas décadas transformaram a sociedade em um mundo consumista, Rosen, reconhece que a relação e a percepção das pessoas com relação à embalagem de luxo também mudaram.

Il Bacio, embalagem  simbolizando o eternoa amor

Il Bacio, embalagem simbolizando o eternoa amor

Para ele, hoje o sucesso das embalagens de luxo nas áreas de cosméticos, perfumes e produtos de cuidados pessoais tem a ver com o processo que as pessoas percebem ao usar o produto: o peso da embalagem, a suavidade da sua textura, a pressão do ar saindo, o som ao abrir da embalagem. “Isso é luxo, faz nos sentirmos mimados e especiais. As embalagens de luxo nos permitem dar uma trégua nos momentos difíceis do nosso dia a dia e viver momentos de prazer.”

O designer acredita também que a arte da embalagem pode ser uma forma de compensação a custo mais acessível. “Uma mulher que não pode comprar um vestido caro, se compensa com um creme ou um perfume de luxo.”

Produtos clássicos e iconográficos

As mudanças que ocorreram na sociedade nas últimas décadas interferiram também na durabilidade dos produtos e embalagens. Essa é a visão de Marc Rosen. Ele se lembrou de produtos que se tornaram ícones e símbolos como o Fusca, a embalagem do Chanel nº 5, a garrafa da Coca-Cola e as marcas do McDonald’s e da Nike. “Hoje ainda é possível criar embalagens, marcas e produtos iconográficos, mas a sua durabilidade é menor. Por isso, os designers devem criar produtos relevantes e de repercussão.”

KL, que Rosen considera seu trabalho mais marcante

KL, embalagem que Rosen considera seu trabalho mais marcante

Melhor embalagem

Perguntado sobre qual seria a embalagem mais marcante e bela que havia desenhado o designer citou a embalagem do perfume KL, de Karl Lagerfeld, criada por ele, em 1982, trabalho que lhe rendeu o primeiro Fifi Award Winner.

Ele contou que a primeira ideia apresentada por Karl Lagerfeld veio de uma visão que tivera de um Concorde sobrevoando o Palácio de Versailles, em Paris. Era o contraste entre o velho e o novo que Lagerfeld queria como conceito na embalagem de seu novo perfume.

A partir daí Marc foi buscar inspiração nos leques usados antigamente pelas mulheres como uma “arma para flertar” com os homens. Elas se escondiam atrás do leque e ficavam observando os homens sem que eles pudessem ver seu rosto. E assim surgiu a embalagem do KL inspirada em um objeto antigo e, ao mesmo tempo, moderna, produzida em vidro.

Stardust, embalagem de Marc que desafia a gravidade

Stardust, embalagem de Rosen desafia a gravidade

A produção da embalagem-leque foi um desafio técnico porque há 28 anos a indústria do vidro ainda não era tão evoluída e Rosen queria que os raios (a linhas que definiam as paletas do leque) fossem bem visíveis para dar um estilo sexy à embalagem. Outro desafio foi a produção da tampa da embalagem, mas no final tudo saiu como ele havia desenhado.

Esses desafios serviram para ensinar a Rosen de que o designer não deve nunca abrir mão das suas ideias por causa da resistência dos fornecedores em executar o projeto exatamente como foi concebido. “Muitas vezes os fabricantes me disseram não ser possível fabricar a embalagem, mas insisti e no final atenderam às minhas exigências.”

Novos materiais

Sobre os novos materiais Marc Rosen falou de sua experiência com o Glass Polymer, uma família de resinas plásticas da Eastman que simula características do vidro. Segundo ele, há diversas possibilidades e muitos recursos e serem explorados com esse novo material. No final do ano passado ele a Easteman apresentaram em Mônaco, uma linha de potes e frascos que dão uma amostra do potencial do Glass Polymer. “As pessoas ficaram fascinadas.”

Embalagens de luxo criadas por Rosen com o plástico Glass Polymer

Embalagens de luxo criadas por Rosen em plástico Glass Polymer

Rogério A. Dias, especialista no desenvolvimento de mercado para a área de plásticos da Eastman, apresentou Marc Rosen como um dos designers que estão desenvolvendo experiências bem-sucedidas para a criação de embalagens de luxo com o Glass Polymer, e falou de outros designers como Invés Behar, da Califórnia, com os quais a Eastman mantém contato para incentivar o desenvolvimento de embalagens e produtos com seu novo plástico.

 

Curso

Além de comandar em sua empresa, Marc Rosen Associates, Marc Rosen conduz um disputado curso de pós-graduação em embalagem no Pratt Institute, de Nova York. Durante o curso seus alunos vivenciam uma verdadeira imersão no mundo dos perfumes. Passam por um processo de criação de um perfume abrangendo desde a fragrância até o frasco, o cartucho, o display e as amostra

Para saber mais sobre Marc Rosen e conhecer os novos materiais da Eastman mantém parcerias visite os sites:

http://www.marcrosenassociates.com

http://www.eastmaninnovationlab.com

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentários (1)

 

  1. marcio dupont disse:

    Gostei muito do blog, aproveitando queria convida-lo(a)
    ao curso de design de embalagem sustentavel no idds são paulo.
    Obrigado desde já.

    Mais informações:
    http://www.idds.com.br

Comentar