Abertura da Tipos Latinos conta com especialistas estrangeiros
Postado em: 04 / 07 / 2010
A abertura da exposição Topos Latinos, no dia 26 de junho de 2010, em São Paulo, contou com palestras apresentadas por dois especialistas em tipografia, Laura Meseguer, da Espanha, e José Scaglione, da Argentina.
Laura apresentou um cenário sobre o desenvolvimento da tipografia na Espanha mostrando seus trabalhos e de seus colegas. Falou das experiências com tipografia que ela e seus amigos vêm desenvolvendo desde 1991 e de seu trabalho atual.
Contou também sobre a Type-Ø-Tones, uma fundação tipográfica digital independente, com base em Barcelona (da qual ela faz parte), que vende fontes de diversos designers pelo site http://www.type-o-tones.com Além disso, a Type-Ø-Tones desenvolve outras atividades relacionadas à tipografia como oficinas, workshops etc. Existe também uma revista de tendências que apóia jovens que criam tipografia.
Laura disse que atualmente, ela e seus colegas espanhóis estão interessados na recuperação da tipografia espanhola, usando tipos antigos para lançar novos. “Estamos interessados em tipos barrocos e modernos.” Segundo ela, há também designers que estão trabalhando com tipografia para artistas plásticos, partindo do conhecimento do grafite, e outros que criaram seu próprio estilo dando visão 3D à tipografia que é 2D, por exemplo.
O trabalho de Laura com tipografia começou em 1991 quando ela e seus amigos desenvolviam um trabalho coletivo e aberto na área de tipografia. “Quando começamos não sabíamos nada sobre tipografia e não se vendia nada, apenas trocávamos experiência e, aprendemos muito.”
Com seu estúdio, Laura Meseguer (www.laurameseguer.com), em Barcelona, a designer atua nas áreas de design gráfico e de tipografia (design de tipos e lettering) e também como professora de tipografia. Ela se dedica ao design editorial e àqueles projetos em que a criação ou o uso de tipografia seja o recurso principal. Oferece também assessoria a outros estúdios ou designers para projetos específicos de tipografia e desenvolve oficinas, classes especiais e workshops sobre tipografia.
Laura pode desenhar tanto um monograma quanto um logotipo ou um título para uma revista ou um livro completo ou um pôster. Também pode orientar sobre o uso correto da tipografia, desenhar um novo tipo e ajustar tipos existentes.
José Scaglione, que tem sua typefoundry, Typetoguether, em Rosário, Argentina, falou sobre os erros e acertos da Combinação Tipográfica. Ele começou dizendo que seu objetivo era convidar a plateia a refletir sobre o tema.
Combinação tipográfica
Durante sua palestra analisou diversos casos de aplicações de fontes em publicações encontradas no dia a dia e apresentou suas ideias sobre a escolha e aplicação de fontes.
Para ele a escolha e a aplicação de uma tipografia devem considerar quatro fatores:
1 – Para começar é preciso analisar a morfologia da tipografia. Verificar se a letra será aplicada em texto continuo ou título. É preciso definir também a quantidade de estilos a ser usada, Bold, extra Bold etc. e analisar o mapa de caracteres com todas as letras, acentos e pontos.
2 – É necessário ainda avaliar as limitações de impressão dos tipos escolhidos: Type, True Type etc.
3 – Com relação à estética é preciso verificar a textura e o caráter que o tipo dá ao texto, a relação entre forma e conteúdo, o volume e a eficiência da fonte.
4 – O investimento para ter a fonte também deve ser levado em conta: preço, número de licenças.
Scaglione observou que hoje para se fazer livros a fonte que primeiro vem à mente da maioria dos designers é a Garamond, mas escolher simplesmente Garamond pode não ser suficiente, pois existem sete ou oito tipos com desenhos distintos de Garamond. Por isso, é importante definir qual Garamond usar. Além disso, ele se diz a favor da experimentação. “A tipografia é como vinho, temos que provar novas”.
O designer apresentou vários exemplos de aplicação de fontes e analisou cada um deles verificando a escolha e a combinação das fontes, a disposição em títulos e textos, alinhamento, tamanho da fonte etc.
“Quanto mais complexa aplicação, mais difícil será combinar títulos, créditos, tabela, informações de navegação que deveriam fazer parte de um único sistema”, disse Scaglione. Nessa hora, segundo ele, é preciso se perguntar se é necessário usar mais uma fonte. É importante pensar também nas proporções das letras quando condensadas. As fontes com serifa são bastante condensadas e enquanto as fontes sem serifa são menos condensadas.
José Scaglione é designer gráfico, de multimídia e graduado em design de tipografia. Ele trabalha com branding, design editorial e multimídia desde 1995. Atualmente tem sua própria typefoundry, TypeTogether (TT), fundada em 2006, em parceria com Veronika Burian. http://www.type-together.com
A exposição inaugurada no dia 26 de junho em São Paulo vai até 29 de agosto e durante a exposição haverá ainda outros eventos como palestras e oficinas, veja a programação completa em www.tiposlatinos.com
Tipos Latinos Brasil 2010
De 26 de junho a 29 de agosto de 2010
Terça a sexta das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h
Centro Cultural São Paulo
Av. Vergueiro, 1000 – São Paulo – SP
A exposição em São Paulo conta com trabalhos de 14 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.