Softwares Autodesk na pré-visualização de Iron man 2
Postado em: 12 / 09 / 2010
O boom dos filmes 3D que se multiplica nos estúdios de Hollywood e ao redor do mundo é fruto da imaginação criativa dos cineastas e da evolução das tecnologias – softwares, computadores, câmeras etc. – que oferecem aos criadores de filmes a possibilidade de conceber personagens, cenários 3D e histórias virtuais cada vez mais realistas.
Hoje um dos itens vitais na produção dos novos filmes é a pré-visualização dos personagens, cenários etc. Os filmes estão muito mais complexos, com orçamentos maiores, efeitos visuais mais elaborados e cronogramas de pós-produção cada vez mais acelerados. Isso tornou os processos convencionais de pré-visualização de filmes – storyboards, arte conceitual e modelos físicos – insuficientes para acompanhar a velocidade e a sofisticação dos novos filmes produzidos à base de muita tecnologia digital.
A pré-visualização do filme se tornou tão importante que já existem estúdios especializados nessa tarefa e softwares que possibilitando a pré-produção de filmes com extremo realismo. No caso do filme “Homem de Ferro 2”, sucesso de bilheteria da Paramount Pictures e Marvel Entertainment, o estúdio de pré-visualização de Los Angeles, The Third Floor, adotou os softwares da Autodesk, Maya e MotionBuilder, para a pré-visualização do filme com alto nível de detalhes tornando realidade a visão criativa dos cineastas.
A pré-visualização digital (previs) se tornou parte integral da produção dos filmes e, com a multiplicação dos filmes 3D, se torna ainda mais vital para os cineastas. Hoje, eles contratam empresas de previs para criar uma representação digital prévia dos personagens e ambientes, usando técnicas avançadas de animação muito antes de o filme ficar pronto.
O The Third Floor trabalhou junto ao diretor de “Homem de Ferro 2”, Jon Favreau, e também com vários departamentos de cinema para criar quase 700 cenas, cada uma exigindo de três a quatro iterações, totalizando uma produção de vários milhares de cenas. Durante a produção, o processo de previs (pré-visualização) ajudou a equipe de cineastas a visualizar e planejar o filme estrategicamente, além de alcançar sua visão criativa.
“A previs oferece aos profissionais que trabalham no filme – designer de produção, cinematógrafo, supervisor de efeitos visuais, editor e diretor de arte – mais liberdade criativa” diz Nicholas Markel, da The Third Floor, que supervisionou a pré-visualização do filme “Homem de Ferro 2”.
Segundo ele, o Maya é a base do canal de processamento de previs juntamente com o MotionBuilder, complemento perfeito para a produção de cinema virtual. “Utilizando a tecnologia Autodesk FBX fomos capazes de integrar os recursos do Maya e com os do MotionBuilder e, isso proporcionou flexibilidade para que os cineastas gerenciassem tanto a visão criativa quanto o orçamento, a fim de criar o melhor filme possível.”
The Third Floor
Desde 2004, o The Third Floor Previs Studio ajudou várias produções a maximizar conteúdos criativos e a economizar dinheiro durante os processos de produção e pós-produção. Alguns dos principais longas-metragens creditados ao estúdio são: “Operação Valquíria,” “Cloverfield – Monstro”, “Jornada nas Estrelas”, “Avatar” e “Alice no País das Maravilhas”, de Tim Burton. O estúdio também trabalha com desenvolvedores de videogame para projetar a cinematografia detalhada de títulos como: “Starcraft II”, “Diablo III”, “Resident Evil 5”, “Need for Speed” e a série “Command & Conquer”.
As equipes veteranas de pré-visualização do The Third Floor sabem como interagir com diretores, designers de produção e supervisores de efeitos especiais para produzir os planos de animação dos projetos criativos mais desafiadores.
Os softwares
As soluções Autodesk adotadas pelo The Third Floor em “Homem de Ferro 2” estão disponíveis no Autodesk Maya Entertainment Creation Suite 2011, que traz os softwares Maya 2011, MotionBuilder 2011 e Mudbox 2011. O Maya, software de animação 3D, modelagem, efeitos visuais, renderização e composição, oferece aos artistas um fluxo de trabalho criativo quase completo.
No MotionBuilder o usuário vai encontrar um mecanismo de animação em tempo real para um feedback criativo mais interativo, além da manipulação eficiente de grandes quantidades de dados de animação.
O Mudbox, por sua vez, ajuda os artistas a esculpirem modelos altamente detalhados com mais rapidez e intuição. Os conjuntos de ferramentas complementares permitem aos artistas expandir a capacidade criativa, enquanto melhoram a qualidade e a eficiência da produção. O preço sugerido pela Autodesk para o Entertainment Creation Suite é de US$ 4.995. Esse valor é só uma referência e pode variar no ponto de venda.
www.autodesk.com/entertainmentcreationsuites