Conheça as novidades do 3ds Max e 3ds Max Design 2012

Postado em: 13 / 05 / 2011

Imagem do game Dance Central, da Harmonix Music Systems, criado no 3ds Max

Imagem do game Dance Central, da Harmonix Music Systems, concebido no 3ds Max

 

Juliano Coimbra do Nascimento

Os softwares Autodesk 3ds Max e Autodesk 3ds Max Design oferecem potentes recursos integrados de modelagem, animação, renderização e composição 3D que permitem aos artistas e projetistas aumentarem sua produtividade com rapidez. As duas versões compartilham a mesma tecnologia e recursos essenciais, mas oferecem experiências diferenciadas.

O 3ds Max traz ferramentas especializadas para os desenvolvedores de jogos, artistas de efeitos visuais e designers gráficos, enquanto o 3ds Max Design atende aos arquitetos, designers de produto, projetistas, engenheiros e especialistas em visualização.

Veja a seguir as principais novidades das versões 2012:

Núcleo de gráficos acelerados Nitro

Desfrute dos aprimoramentos drásticos no desempenho e na qualidade visual na viewport. Uma das prioridades da iniciativa Excalibur (XBR) para reestruturar o 3ds Max e o 3ds Max Design foi a introdução de um sistema novo de viewport projetado para ajudar a proporcionar melhorias na performance e na qualidade visual. O novo núcleo Nitro aproveita GPUs e estações de trabalho multicore para que você possa interagir mais rapidamente e manipular grandes conjuntos de dados com mais interatividade (Figura 01).

Figura 01 

Figura 01

  

Texturas procedurais de substâncias

Obtenha uma ampla gama de variações de visualização com 80 novas texturas procedurais de substâncias. Essas dinâmicas texturas, independente de resolução, ocupam pouco espaço em disco e podem ser exportadas para certos motores de jogos por intermédio do middleware Substance Air. Alternativamente, as texturas podem ser rapidamente convertidas em bitmaps para renderização. Alguns exemplos de parâmetros dinamicamente editáveis ??e animáveis ??são: distribuição de tijolos, superfície de envelhecimento e espessura de argamassa em uma parede de tijolos, entre outros (Figura 02).

Figura 02

Figura 02

 

Dinâmicas de corpos rígidos mRigids

Aproveite ao máximo o motor NVIDIA PhysX para criar simulações dinâmicas de corpos rígidos diretamente na viewport (Figura 03).

Figura 03

Figura 03

 

Agente de renderização iray

Criar imagens realistas no 3ds Max e o 3ds Max Design nunca foi tão fácil. Consiga resultados mais previsíveis e próximos de fotos reais sem se preocupar com as configurações da renderização. Concentre-se em sua visão criativa e intuitiva na utilização de materiais do mundo real, iluminação e ajustes para melhor descrever o mundo físico; o iray refina progressivamente a imagem até que o nível de detalhe desejado seja alcançado (Figura 04).

Figura 04  

Figura 04

  

Desdobramento de UVW aprimorado

Crie mapas de UVW melhores em menos tempo com o novo método de mapeamento LSCM (Least Squares Conformal Mapping). Esse método trás melhorias nas ferramentas existentes e fluxos de trabalho otimizados (Figura 05).

Figura 05

Figura 05

 

Aprimoramento para escultura e pintura

Desfrute do maior controle sobre as pinceladas e seus efeitos sobre a geometria com as novas ferramentas de pincéis Conform, Transform e Constrain-to-Spline (Figura 06).

Figura 06

Figura 06

 

Estilos de render

Use a nova capacidade de renderizar imagens estilizadas na viewport por intermédio do renderizador QuickCom Silver para criar uma variedade de efeitos não-realistas (NPR) que ajudam a simular estilos artísticos. O estilo mais solto, mais abstrato de imagens NPR ajuda aos designers e arquitetos a comunicar de forma mais eficaz a sua intenção de projeto (Figura 07).

Figura 07

Figura 07

 

Melhorias no ProOptimizer

Agora você pode otimizar os modelos mais rapidamente e com melhores resultados, usando o recurso ProOptimizer, que passa a oferecer interpolação normal e UV, juntamente com a capacidade de manter normais de alta resolução sobre o resultado de baixa resolução (Figura 08).

Figura 08

Figura 08

 

Juliano Coimbra do Nascimento é arquiteto formado pela PUC/PR e consultor técnico da GRAPHO Software.

juliano.coimbra@grapho.com.br

www.grapho.com.br

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