MCB divulga vencedor do concurso Cartaz do Prêmio Design
Postado em: 18 / 05 / 2011
Maria Edicy Moreira
O MCB – Museu da Casa Brasileira divulgou o vencedor do cartaz que irá inspirar toda a identidade visual e a divulgação da 25º edição do Prêmio Design MCB. O cartaz vencedor é de autoria de Pedro Henrique de Mattos Leme que, junto com outros nove os finalistas, participa da exposição do 25º Prêmio Design MCB a partir do dia 22 de novembro de 2011.
O Concurso do Cartaz bateu recorde de inscritos, recebeu 855 inscrições entre os dias 22 de março e 26 de abril de 2011. A competição agitou o universo dos designers gráficos de todo o país que enviaram propostas diversas para a principal peça de divulgação do 25º Prêmio Design.
Os cartazes foram analisados por uma comissão julgadora independente, formada por importantes nomes do meio acadêmico e profissionais do design gráfico de diferentes partes do país: Allyson Reis, Billy Bacon, Ellen Kiss, Luciano Deos, Maíra Fukimoto, Milton Cipis (coordenador) e Rogerio Batagliesi.
O 1º classificado, Pedro Henrique de Mattos Leme, vai receber o prêmio de R$ 3.000,00 e terá ainda um contrato de R$ 5.000,00 para a criação de outras peças gráficas relacionadas ao 25º Prêmio Design no decorrer do ano de 2011, sob a direção do coordenador da comissão julgadora, Milton Cipis.
Receberam menção honrosa Catarina Bessell e Leonardo Macias. Além dos cartazes desses três autores, Henrique, Catarina e Leonardo, foram selecionados mais sete cartazes entre os finalistas para participar da exposição 25º Prêmio Design MCB, que será aberta em novembro de 2011.
O cartaz vencedor
Autoria: Pedro Henrique de Mattos Leme
O autor usou como inspiração para criar o cartaz vencedor a face de uma caixa de papelão ondulado usada para embalar objetos e móveis. O cartaz utiliza tipografia simples e pictogramas em duas cores chapadas. É impresso rusticamente sobre o papelão ondulado. Uma etiqueta impressa em preto, colada sobre o papelão, completa a imitação da caixa.
Na visão dos jurados o cartaz de Pedro Henrique possui todos os defeitos comumente encontrados nas impressões das caixas de embarque e transmite uma mensagem criativa, simples e direta. “Dentro da linha histórica dos cartazes premiados pelo Museu, o cartaz inova com a proposição do papelão como suporte e do silk como sistema de impressão. O meio virou mensagem”, disseram os jurados.
Menções honrosas
Dois cartazes que disputaram com o primeiro colocado foram homenageados pela comissão julgadora com menções honrosas. Por coincidência, ambos utilizaram ilustrações como elemento principal na criação de seus cartazes.
Autoria: Catarina Bessell
De acordo com os jurados o cartaz com a colagem do peixe chamou a atenção pela beleza e pela provocação. Afinal de contas, o cartaz no meio do tema da premiação não tinha nada a ver com o peixe, e por isso, paradoxalmente, tudo a ver!
“É uma ilustração belíssima, chama atenção de longe e convida o espectador para ver o cartaz de perto. Provocou discussões acaloradas entre os membros do júri, e certamente provocará reflexões nos leitores futuros”, concluíram os jurados.
Autoria: Leonardo Macias
O cartaz usa cinco pinceladas para transformar o número 25 em um vaso estilizado que sustenta uma flor. Uma imagem simples e delicada. Um haikai visual feito como um sumiê. “É um belo cartaz muito bem resolvido graficamente”, comentaram os jurados.