Softwares Autodesk ajudam a projetar palco para Bon Jovi

Postado em: 05 / 07 / 2011

Palco da  The Circle Tour projetado pela Tait Towers apresentado em 2010, São Paulo

Palco do show The Circle Tour, projetado pela Tait Towers, foi apresentado em São Paulo, em 2010

Imagine um palco cheio de robôs, malabarismos luminotécnicos e um sistema de vídeo que vão mudando o cenário ao longo do show do artista. Agora acrescente a este palco o cantor Bon Jovi e sua banda fazendo suas performances e colocando todo mundo para  dançar e cantar suas músicas.

Isso é o que o público vê e que faz as pessoas vibrarem e se emocionarem durante o show, mas poucos sabem que por trás deste palco estão outros “artistas”: os designers da Tait Towers que, trabalhando junto com o designer de produção da equipe de Bon Jovi e com o próprio Bon Jovi, idealizaram e construíram o palco. A Tait é uma empresa especializada na construção de palcos para apresentações artísticas.

Toda a sofisticação e complexidade de palcos como o da turnê de Bon Jovi, The Circle Tour, projetados e construídos pela Tait Towers, só se tornaram possíveis graças ao surgimento dos softwares para projeto 3D e renderização de modelos 3D realistas. Sem esses softwares muitas coisas que se vê nos palcos cada vez mais deslumbrantes dos artistas seriam impossíveis de se realizar.

Foi com o suporte dos softwares AutoCAD e 3ds Max da Autodesk que os designers da Tait Towers conseguiram colocar no palco da turnê The Circle Tour, de Bon Jovi, torres telescópicas, gigantescos monitores de vídeo, robôs e uma intrincada coreografia de iluminação.

Para viabilizarem suas ideias quando vão projetar e construir um palco os designers da Tait Towers usam o AutoCAD desenvolver o projeto e, antes de fabricar um único componente, visualizam o modelo 3D, testam e revisam tudo que foi imaginado pelo artista e seu designer de produção e concebido pelos designers Tait, dando total segurança na hora de dar o aval final ao projeto.

 

Vídeos no fundo do palco alternam diversas imagens inclusive closes de pessoas na platéia

Vídeos no fundo do palco alternam diversas imagens inclusive closes de pessoas que estão na platéia

Na etapa de construção dos cenários, a equipe de fabricação da Tait Towers usa os desenhos do AutoCAD como guia orientar no processo construtivo. Para construir o palco para a turnê The Circle Tour, da banda Bon Jovi, a Tait Towers usou uma combinação dos softwares AutoCAD e 3ds Max Design com o objetivo de:

• Criar um cenário com design elaborado que pudesse ser transportado em seis caminhões e montado em cinco horas com uma única ferramenta.

• Aprimorar o processo de revisão do projeto por meio da criação de arte final precisa.

• Utilizar os desenhos em 3D no chão de fábrica para agilizar o processo de fabricação dos componentes do palco.

• Permitir aos designers coordenar trabalhos mais facilmente para acelerar o projeto.

Desafio

O cenário para a turnê The Circle Tour do Bon Jovi traz formas circulares e complexas, além de cinco robôs, mais de 500 colunas de vídeo e 500 milhas de cabos. Foram utilizados ainda mais de 7.000 parafusos e 6.000 ímãs de alta intensidade para segurar tudo junto. A montagem em escala maciça de um show assim pode parecer tão complexa quanto construir um prédio, com a diferença de que até o projeto de cenário mais intrincado precisa ser montado em menos de um dia.

Jaime Filson, diretor de informática da Tait Towers, cita alguns dos desafios que a empresa enfrentou. “Projetamos cada cenário para refletir de forma grandiosa o tema da turnê buscando, além disso, uma solução que fosse fácil de montar e transportar. Isso exigiu planejamento e engenharia minuciosos, o que se estende até ao mais ínfimo parafuso. Ao mesmo tempo, precisamos garantir o alinhamento do nosso trabalho às ideias originais do artista e do designer de produção de sua equipe”.   

 

 

Modelo 3D do palco projetado no AutoCAD e renderizado no 3ds Max Design

Modelo 3D do palco projetado no AutoCAD e renderizado no 3ds Max Design

Solução

O designer de produção da turnê The Circle Tour entrou em contato com a Tait Towers apenas alguns meses antes da turnê começar e apresentou as suas ideias iniciais. Ele fez um esboço de um grande palco circular com uma extensão em forma de ferradura, e uma parede de vídeo atrás do palco. Mas foram os cinco robôs, cada um com telas de vídeo de 54 pés quadrados montadas nos braços, os elementos que mais se sobressaíram no projeto.

“Para competir, precisamos ter a capacidade de olhar o que os artistas e designers de produção querem dizer e responder: “Sim, podemos fazer isso”. Por um lado os cenários vêm se tornando cada vez mais elaborados e, por outro, os cronogramas de produção estão cada vez mais apertados. É por esse motivo que contamos com o AutoCAD e o 3ds Max. Os softwares nos ajudam a acelerar o projeto conceitual, as revisões e a fabricação”, diz Filson.

Com prazos urgentes, a equipe do Tait Towers mergulhou no projeto do palco para Bon Jovi, começando pela criação do projeto conceitual baseado na visão inicial para o palco, incluindo suportes para a parede de vídeo e torres de iluminação. Tudo foi feito utilizando as ferramentas de modelagem 3D do AutoCAD.

“As capacidades 3D do software tornam o processo de transformar ideias em projetos conceituais mais rapidamente e de forma intuitiva, além de nos dar a confiança de que a construção do projeto está ao nosso alcance. Desde o início podemos visualizar como os elementos interagem e isso nos ajuda muito a evitar confrontos entre esses elementos enquanto desenvolvemos o projeto”, diz Tyler Kicera, um dos principais designers da Tait Towers.

Depois de dar forma aos conceitos iniciais no AutoCAD, o projeto do palco de Bon Jovi passou a ser trabalhado no 3ds Max Design. A equipe usou os desenhos iniciais do AutoCAD como base para as renderizações que mostravam como o cenário ficaria quando estivesse pronto. Os designers da Tait Towers revisaram as renderizações junto com o artista.

 

Renderizaçõesrevisão pela metade

AutoCAD permite visualizar como os elementos do projeto interagem e isso evita confronto entre eles

“Os artistas com os quais trabalhamos gostam de ver aquelas renderizações que dão uma melhor noção dos efeitos de luz, elementos de palco e cores”, diz Filson. Ele conta que, em vez de o artista ficar fazendo perguntas para saber como o cenário irá ficar quando pronto, o uso do AutoCAD e do 3dx Max permite mostrar a ele modelos 3D, muito mais fáceis de entender. “A possibilidade de compartilhar renderizações realistas reduziu o ciclo de revisão pela metade.”

Com o projeto inicial do palco da turnê The Circle Tour aprovado, a equipe da Tait Towers começou a elaborar os modelos 3D mais detalhados, necessários para a fabricação dos componentes e montagem do palco. Colaboraram em equipe 12 pessoas que cuidaram da finalização do projeto de cada elemento, incluindo as 12 colunas de telas de vídeo que permitem o movimento coreografado das telas. Para os robôs, a equipe propôs a adaptação dos robôs da ABB Robotics que são utilizados nas indústrias.

O recurso xref no AutoCAD ajudou a enorme equipe do projeto a coordenar mais facilmente as contribuições individuais de cada componente do palco. Quando todos os projetos estavam prontos, a equipe de produção da Tait Torres começou a construir o cenário, trabalhando diretamente com os arquivos 3D do AutoCAD.

“Nossos cronogramas de produção são muito mais agressivos do que os utilizados em um processo típico de fabricação. Não fazemos projetos em 2D, o que economiza um tempo significativo. Nossa equipe de fabricação usa os desenhos 3D criados no AutoCAD, com algumas anotações de dimensões para montar o palco. O projeto detalhado em 3D ajuda a equipe a visualizar exatamente o que precisa construir”, explica Kicera.

 

The Circle Tour de Bon Jovi e banda atraiu milhares de pessoas ao estádio Morumbi

The Circle Tour de Bon Jovi e banda atraiu milhares de pessoas ao estádio Morumbi, em SP

Resultado

Filson nos informou que, enquanto a turnê The Circle Tour estava na estrada impressionando o público, a equipe da Tait Towers estava orgulhosa do sucesso artístico e prático do cenário. “Projetamos e transportamos o palco para a The Circle Tour em menos de dois meses. Há alguns anos um cenário como esse teria levado pelo menos o dobro do tempo, ou seria impossível”, afirma Filson.

Ele conta que a possibilidade de trabalhar em 3D com os softwares AutoCAD e 3ds Max Design permitiu às equipes agilizar os processos de fabricação dos componentes e a montagem do palco. “Conseguimos transformar ideias visionárias em cenários de show que não só surpreendem o público, mas que também podem ser montados, desmontados e transportados em questão de horas”.

Fundada pelo especialista em projetos luminotécnicos (lighting designer) Michael Tait em 1978, a Tait Towers projeta e constrói cenários e palcos para shows, transformando as visões dos principais artistas da indústria do entretenimento e dos designers de produção em realidade. A abordagem inovadora da Tait Towers para os projetos de palco, engenharia e construção, permite a realização de shows cada vez mais deslumbrantes.

Para saber mais sobre os softwares da Autodesk acesse: www.autodesk.com.br

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