Designers de Hollywood falam de suas experiências criativas em SP

Postado em: 14 / 03 / 2012

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Maria Edicy Moreira

A 2ª edição da conferência The Union, realizada pelas escolas de artes digitais Saga (Brasil) e Gnomon (EUA), nos dias 10 e 11 de março de 2012, em São Paulo, trouxe aos especialistas e fãs das artes digitais na indústria do entretenimento a oportunidade de conhecer os segredos da criação de designers hollywoodianos como Neville Page, Scott Spencer, Neil Huxley, Alex Cançado, Wayne Hollingsworth e Darrin Krumweide.

 

Neville Page

Neville Page estuda anatomia de criaturas

Neville Page – Um dos mais conceituados concept designers da indústria do entretenimento, Page veio pela segunda fez à The Union e foi aclamado por gerar desenhos fantásticos em pouquíssimo tempo. Ele apresentou um monstro criado quinze minutos antes de subir ao palco, a partir de um pedaço de picanha, sobra do almoço do dia.

O designer falou sobre os desafios do processo criativo para conceber uma criatura alienígena realmente inovadora para o filme “Super 8”, dirigido por J. J. Abrams. “Testamos centenas e centenas de aliens até atingir um que fosse aprovado”, disse Page, que trabalhou em dezenas de blockbusters como “Planeta dos Macacos”, “Minority Report”, “Lanterna Verde”, “Avatar”, “Watchmen” e “O Fantástico Homem-Aranha”.

As criações de Page não nascem apenas de sua habilidade para desenhar, mas também de um profundo estudo da anatomia das criaturas às quais pretende dar “vida”. “É preciso entender como funciona a alimentação da criatura, como se movem suas juntas, como é sua respiração… Para o designer criatividade não quer dizer necessariamente complexidade. Ele mostrou como até os grandes mestres dos efeitos especiais de Hollywood utilizam métodos relativamente simples em seu processo criativo.

Page falou ainda sobre a importância de uma formação completa para o artista gráfico, que não deve focar apenas nos desenhos. “É preciso compreender todos os aspectos da vida. Entender de história, religião, diversidade religiosa, geografia e filosofia.” Ao final de sua palestra Page mostrou um teaser de um de seus mais recentes trabalhos, o aguardado filme de Ridley Scott, “Prometheus”. 

 

Scott Spencer soma técnicas antigas e modernas

Spencer usa técnicas antigas e modernas

Scott Spencer – Quem participou da The Union teve a oportunidade de conhecer também o trabalho do designer Scott Spencer. Ele mostrou as técnicas que utilizou para fazer as esculturas digitais que serviram de base para as criaturas do filme “The Hobbit”, com estreia prevista para o final de 2012. Spencer já criou para outros filmes como “O Código da Vinci”, “Harry Potter”, “Ordem da Fênix” e “X-Men: O Confronto Final”. 

O designer mostrou como a combinação entre técnicas antigas e modernas pode resultar em criaturas surpreendentemente e verossímeis, além de servir de referência tanto para a equipe de efeitos especiais quanto para os figurinistas, no caso de a criatura usar roupas. “É algo que auxilia muito na linha de produção.”

Spencer explicou como o conhecimento da anatomia humana é importante para um design convincente até das mais fantásticas criaturas. “Você pode extrapolar a anatomia humana para que a criatura seja crível”. Sua determinação em conhecer a anatomia humana o levou a visitar até o laboratório de medicina da Universidade de Utah para estudar a anatomia dos corpos. “Eu simplesmente liguei para o coordenador do curso e disse que era um artista gráfico e gostaria de observar a aula. Ele aceitou”.

Aos iniciantes que desejam entrar para o seleto e criativo mundo da arte digital na indústria do entretenimento, Spencer recomendou a criação livre sem se preocupar com o resultado. “Não se preocupe se está desenhando ou esculpindo bem. O importante é moldar e absorver a experiência.” 

 

Neil Huxley, que dirigu abertura do UFC

Neil Huxley, que dirigu abertura do UFC

Neil Huxley – O designer detalhou o processo de criação do trailer de “Transformers: Fall of Cybertron”, abordando o uso de referências, storyboards, produção e pós-produção. Os destaques ficaram para o minucioso estudo de iluminação para que os robôs ficassem realistas e a captura de movimento com atores reais em um estúdio especial.

Huxley, que dirigiu a abertura do UFC (Ultimate Fighting Championship) para a Fox, falou também da sua visão sobre o trabalho dos diretores. Para ele o diretor precisa ser um grande vendedor, saber expor sua ideia em poucos minutos e mostrar paixão pelo seu projeto e por seu trabalho. O designer assinou também a arte do título sequência do “Watchmen”, de Zack Snyder, entre outros trabalhos para a indústria de games e cinematográfica. 

  

Alex Cançado, brasileiro conquistou Hollywood

Alex Cançado, brasileiro conquistou Hollywood

Alex Cançado – O designer brasileiro Alex Cançado deu uma pausa em seu trabalho para “Os Vingadores” e veio à The Union contar como conseguiu ingressar no concorrido mercado hollywoodiano. Publicitário de formação ele nunca chegou a atuar na área, mas foi na faculdade que se interessou pela arte digital.

O designer se mudou para Los Angeles em 2002, para estudar na Gnomon, escola parceira da brasileira Saga na realização da The Union. De lá para cá trabalhou em filmes como “Besouro Verde”, “Capitão América”, “Thor”, “X-Men: First Class”, “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Hoje Alex é coordenador de finalização da Luma Pictures e trabalha no novo filme da série “GI Joe” e em “Prometheus, de Ridley Scott”.

 

Wayne Hollingsworth, que criou para Spiderman

Hollingsworth, que criou para Spiderman

Wayne Hollingsworth – O designer que criou parte dos efeitos especiais de “O Fantástico Homem-Aranha”, disse que o filme é o melhor da série. “E não é porque eu trabalhei nele. O filme está muito sombrio e belíssimo visualmente”, disse Hollingsworth, que já assinou trabalhos para “Thor”, “Batalha de Los Angeles” e “30 Minutos ou Menos”.

O trabalho de Hollingsworth está nos detalhes tendo em vista que ele é um especialista em efeitos especiais como fluidos, fumaça e explosões. Além de apresentar seus projetos, ele demonstrou passo a passo como construir no programa Maya tornados realistas, explosões e como simular objetos se esfacelando.

Finalmente o designer deu dicas sobre como ingressar no mercado de arte digital. “Foquem seus esforços em um pacote de programas e estudem muito.” 

 

Darrin Krumweide, que criou o batmóvel

Darrin Krumweide, que criou o batmóvel

Darrin Krumweide – Instrutor da Gnomon School of Visual Effects e designer do protótipo do batmóvel do filme “Batman Forever”, Darrin Krumweide movimentou a tarde de palestras falando sobre as influências de carros antigos no modelo do batmóvel que ele criou. “O melhor de trabalhar para Hollywood é que você não precisa se preocupar se o carro funciona, ele só precisa ser legal,” brincou Krumweide, que depois repassou a história do design automotivo ao público.

Com a experiência de quem trabalhou para empresas como Warner Bros, Honda, Sega e MCA/Universal, ele defendeu a importância de dominar métodos tradicionais de design como desenho e modelagem, além das últimas tecnologias digitais. Estas últimas sem pressa. “Talvez a lição mais difícil na hora de ensinar aos alunos seja convencê-los a não entrar rápido demais no 3D”.

  

 

QUEM É QUEM

Neville Page

Page começou sua carreira aos 17 anos, como ator em Hollywood. Quatro anos depois, em 1989, formou-se na American Academy of Dramatic Arts. Em 1990, graduou-se com honras no Art Center College of Design e optou pela carreira em arte e design. De aluno do Art Center, passou a professor no campus de Vevey, na Suíça, e de Pasadena, na Califórnia, EUA. Foi também assistente do presidente da área de design de produto do Art Center College of Design, onde ainda leciona.

Page foi concept designer e ilustrador de filmes como “Planeta dos Macacos” (2001), “Minority Report” (2002), “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (2006) e “StarTrek” (2009). Também colaborou com o “Rhythm & Hues” nas duas continuações de “X-Men”, “X-Men 2” e “X-Men: The Last Stand”.

Mais recentemente, trabalhou na criação de conceitos para o filme “Avatar”, foi diretor de arte e designer de efeitos especiais de “O Incrível Hulk”, e fez trabalhos gráficos para a Comics, na adaptação de “Watchmen”. Como especialista em 3D, Page acabou de desenvolver criaturas para “Piranha 3D”, um clássico de 1978.

    

Scott Spencer

Formando em design pelo Savannah College of Art and Design e em escultura figurativa clássica pela Florence Academy of Art, Itália, Scott Spencer tem trabalhado extensivamente com o Pixologic ZBrush para efeitos visuais, brinquedos, design de colecionáveis e maquetes digitais. Atuou na Pixologic, Gentle Giant Studios, Pendulum Studios para Activision e atualmente está trabalhando como designer em “The Hobbit”, pela Weta Workshop.

Scott já assinou trabalhos para “O Código da Vinci”, “Harry Potter”, “Ordem da Fênix” e “X-Men: The Last Stand”, entre outros. Além disso, tem ensinado na Gnomon School of Special Effects em Hollywood, produzindo diversos vídeos tutoriais e manuais para a comunidade ZBrush e é autor dos respeitados ZBrush Character Creation: Advanced Digital Sculping e o ZBrush Digital Sculping: Human Anatomy.

 

Neil Huxley

Atuando atualmente na Mothership Roster, Neil Huxley usou sua experiência como um designer e diretor de arte e a afinidade com videogames para dirigir o trailer de lançamento do “Recon Future Soldier”, da Ubisoft; além do trailer para anunciar o título “Transformers Fall of Cybertron”, da Activision, que recebeu mais de 1 milhão de visualizações no Youtube no seu primeiro dia de lançamento, e o trailer de lançamento de “The Darkness II”, da 2K Games.

Essa linha de trabalho ajudou Huxley a conquistar a oportunidade de dirigir a abertura do “UFC (Ultimate Fighting Championship)” para o canal de TV, Fox. Também ele está dirigindo um documentário independente, “Portrait of an Assassin” sobre o boxeador aposentado do leste de Londres, Jimmy Flint.

Antes da Mothership, Huxley trabalhou na Prime Focus supervisionando cenas para Avatar, de James Cameron, incluindo o design de estereografia, heads-up imersivos e displays holográficos; na yU+co dirigindo a arte do título sequência do “Watchmen de Zack Synder” e dirigiu design, animação e live action para clientes como Pepsi, Honda, Spike TV, Target, Warner Bros, Ubisoft e Vivendi.

 

Alex Cançado

Alex nasceu e cresceu em Belo Horizonte. Depois de trabalhar no Brasil como animador gráfico por quase uma década, se mudou para Los Angeles em 2002 para estudar na Gnomon School of Visual Effects. Começou sua carreira na indústria de efeitos visuais como um freelancer e logo depois foi contratado pela Luma Pictures na qual atua como lighter e lead compositor. Atualmente está trabalhando em “Anjos da Noite 4” e “Vingadores”. No passado, Alex trabalhou também como instrutor na Gnomon School of Visual Effects, no ensino de composição avançada.

 

Wayne Hollingsworth

Hollingsworth começou sua carreira em efeitos visuais na The Moving Picture Company, depois de obter seu mestrado em animação e efeitos visuais no Digital Media Arts College. Posteriormente começou a atuar como freelancer, fazendo trabalhos para A52, Luma Pictures, Psyop, Digital Domain Gravity e, mais recentemente, Zoic Studios, tendo trabalhado em “Thor” e “Battle: Los Angeles”.

Com experiência tanto na indústria comercial e de cinema, o designer continua sua contribuição para a comunidade produzindo DVDs para a Gnomon workshop, e ensinando no curso de dinâmica da Gnomon School of Visual Effects. Uma de suas paixões é ajudar a fortalecer a comunidade de Maya e continuar a contribuir para a base de conhecimento sobre a dinâmica de fluidos.

 

Darrin Krumweide

Darrin é ex-aluno do Art Center College of Design, no qual estudou Transportes e Design Industrial. Trabalhou inicialmente como engenheiro de aplicações pela Alias|Wavefront logo após obter a graduação, em seguida, se transferiu para a indústria do entretenimento como animador sênior e modelador da Kronos Digital Entertainment.

Após deixar a Kronos, começou a ensinar na Art School of Design ao mesmo tempo em que trabalhava como um artista independente e consultor para empresas como a Warner Bros, Honda, Sega e MCA/Universal. Atualmente, Darrin é sócio, diretor administrativo e instrutor na Gnomon School of Visual Effects, supervisionando as operações da escola. Ele continua orientando cursos e gerenciando o desenvolvimento de programas curriculares para as empresas Gnomon e Axis.

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