Autodesk e Nvidia se unem para aumentar o poder do 3ds Max

Postado em: 22 / 10 / 2010

Personagem do game Assassin’s Creed II, da Ubisoft, criado no 3ds Max

Personagem do game Assassin’s Creed II, criado no 3ds Max pela Ubisoft

Maria Edicy Moreira

A Nvidia, fabricante de unidades de processamento gráfico (GPUs) e kits 3D para PCs, apresentou novos recursos para o Autodesk 3ds Max, que estarão disponíveis para os usuários assinantes do software de animação e renderização.

A Nvidia e a Autodesk têm trabalhado em parceria para possibilitar uma renderização com o máximo realismo fotográfico, integrando a simulação física com a nova renderização iray, da Mental Images. Assim as novas ferramentas permitirão um novo fluxo de trabalho de física de corpo rígido viabilizado, por meio de sua tecnologia Nvidia PhysX, presente em ambos os softwares Autodesk 3ds Max e Autodesk 3ds Max Design 2011 Subscription Advantage Pack.

A nova renderização iray dentro do 3ds Max oferece aos artistas de visualização criativa uma maneira mais intuitiva de criar imagens com efeito de fotografias em uma fração do tempo gasto nos fluxos de trabalho tradicionais. Os artistas que trabalham com 3D agora podem usar materiais e luzes que se assemelham mais ao mundo real para dar vida a seus universos 3ds Max com mais rapidez, ao invés de fazerem malabarismos com inúmeros controles gráficos para se aproximarem do resultado desejado.

O fluxo de trabalho do iray foi aperfeiçoado com uma considerável aceleração propiciada pelas GPUs Nvidia baseadas na arquitetura Nvidia Cuda. Apesar de o iray produzir imagens idênticas tanto em CPUs quanto em GPUs, os usuários do 3ds Max terão resultados até 6X mais rápidos em CPUs quad-core ao utilizarem uma GPU como a nova Nvidia Quadro 5000 ou a Tesla C2050. Os designers que buscam obter os mais rápidos resultados com o iray podem aumentar ainda mais a velocidade adicionando outras GPUs Nvidia a seus sistemas.

Personagens do filme Planet 51 criados no 3ds Max pelo Ilion Animation Studios.

Personagens do filme Planet 51, criados no 3ds Max pelo Ilion Animation Studios

A tecnologia Nvidia PhysX oferece um conjunto de recursos de dinâmica de corpo rígido para o 3ds Max, permitindo aos animadores controlar suas simulações diretamente nas viewports do 3ds Max. O recurso PhysX tem suporte para corpos rígidos estáticos, dinâmicos e cinemáticos, além de um conjunto de restrições em um fluxo de trabalho mais eficiente, que foi comprovado por inúmeros desenvolvedores de games em ambientes de produção ao longo dos últimos anos.

Resultados realistas são obtidos mais rapidamente a partir da escolha de materiais do mundo real, predefinidos e contendo propriedades físicas aos quais se ajustam os parâmetros conforme necessário. 

As simulações resultantes podem ser utilizadas imediatamente por artistas de efeitos especiais e oferecem um caminho de dados fluido para o mecanismo PhysX empregado por desenvolvedores de games de primeira camada como a Sumea e a Obsidion.

Personagens criados pelo Krome Studios no 3ds Max, que traz mais realismo

Personagens criados pelo Krome Studios no 3ds Max, que traz mais realismo

“Buscamos continuamente oferecer fluxos de trabalho eficientes e recursos de ponta dentro do 3ds Max, e as soluções de renderização e física oferecidas pelas tecnologias Nvidia superam as expectativas ao dar continuidade a esses 20 anos de tradição”, afirmou Ken Pimentel, diretor de Soluções de Comunicação Visual da Autodesk.

Segundo ele, essa atualização é um incrível avanço para os assinantes do 3ds Max e do 3ds Max Design, que terão elementos de física diretamente em suas viewports com o PhysX, e poderão em breve passar para o estágio seguinte com a revolucionária renderização acelerada por GPU do iray.

Para atingir os resultados propostos pelas novas tecnologias 3dx Max e Nvidia os fabricantes sugerem uma plataforma com o Autodesk 3ds Max 2011 de 64 bits com Mental Images iray no Windows 7 de 64 bits, com 8 GB de memória do sistema, mais uma GPU Nvidia Quadro 5000 ou Tesla C2050 com dois processadores Intel Core 2 Quad Q9300.

www.autodesk.com.br

www.nvidia.com.br

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