Brasileiros marcam presença na exposição da BID

Postado em: 22 / 11 / 2010

    
Projeto da Biblioteca de São Paulo, de Marcelo Aflalo, estimula a leitura

Projeto da Biblioteca de São Paulo, de Marcelo Aflalo, estimula leitura

 

Maria Edicy Moreira

A II Bienal Iberoamericana de Design (BID-10), que acontece em Madri (Espanha), entre os dias 22 a 26 de novembro de 2010, apresenta trabalhos de 29 designers brasileiros que foram selecionados para representar o Brasil no evento. Entre os selecionados estão Ana Soter, Marcelo Aflalo, Cláudia Moreira Sales, Heloísa Crocco, Mana Bernardes e Dia Comunicação.

Conheça a seguir alguns trabalhos que esses profissionais estão levando a Madri:    

 

 

DESIGN DE INTERIORES

Univers Design – Marcelo Aflalo

Biblioteca de São Paulo

Para se fazer representar na BID, Marcelo Aflalo, sócio da Univers Design, optou pelo projeto que desenvolveu para a Biblioteca de São Paulo (BSP). A premissa do projeto era promover o interesse pela leitura e a integração com as novas mídias oferecendo acessibilidade em todos os níveis para que usuários marginalizados pudessem desenvolver conhecimento e integração social a partir da leitura. Equipada com instrumentos para usuários com deficiências variadas, a BSP passa a atender uma significativa parcela da população com uma mensagem exemplar de integração social. Além disso, o ambiente foi desenhado para tirar proveito da luz natural, reduzindo assim o consumo de energia.

Os elementos internos evocam o conteúdo, têm função educativa e trazem imagens e textos do universo literário como referência. As esculturas aéreas – os aviões – representam páginas conhecidas do universo literário, sugerem liberdade, leveza e humor, atributos positivos quando o objetivo é o estímulo à leitura. Devem ser regularmente substituídos por outros conjuntos temáticos e distribuídos entre as outras bibliotecas do Estado que passarão por requalificação a partir das experiências feitas na BSP.

A Univers Design é um escritório multidisciplinar que atua nas áreas de design interiores, exposições, equipamentos urbanos, mobiliário, identidade visual, sinalização, catálogos, livros e revistas. Foi fundada por Marcelo Aflalo e Marta Rodés Aflalo em 1987. Marcelo Aflalo é arquiteto, designer e artista gráfico com mestrado em Design Gráfico.  

Elementos internos evocam o conteúdo trazendo imagens e textos do universo literário

Elementos internos da BSP trazem imagens e textos do universo literário

 

 

 

DESIGN INDUSTRIAL E DE PRODUTO

CMS Design – Cláudia Moreira Salles

Poltrona São Conrado

A designer Cláudia Moreira Salles, fundadora da CMS Design, leva à BID a poltrona São Conrado que se caracteriza pelo conforto e leveza visual. A primeira é dada pelas proporções generosas, densidade das almofadas e uma peça de MDF revestida, entre o encosto de madeira e a almofada, que permite uma leve inclinação. A segunda característica aparece no desalinhamento entre as pernas dianteiras e traseiras fazendo com que tanto na visão lateral quanto na traseira a poltrona pareça flutuar. Peça comercializada por Etel Interiores.

Além da Etel Interiores, Cláudia Moreira Salles já desenvolveu projetos para muitos outros clientes como a Casa 21, Dpot, Firma Casa, Bertolucci e St James. Participou de diversas exposições coletivas e realizou três exposições individuais: Casa França Brasil (RJ, 1998); Museu da Casa Brasileira (SP, 2005) e Paço Imperial (RJ, 2006). A Editora BEI publicou um livro sobre o seu trabalho, escrito por Adélia Borges. Em parceria com a arquiteta Liliana Saporiti, ela desenvolve projetos de design de interiores para escritórios e residências.  

poltrona São Conrado, de Cláudia M. Sales, se caracteriza pelo conforto e leveza visual
Poltrona São Conrado, de Cláudia M. Salles, se caracteriza pelo conforto e leveza visual

 

 

 

DESIGN GRÁFICO

DIA Comunicação

Guaraná Jesus

A embalagem do Guaraná Jesus, da Coca-Cola Brasil, foi escolhida pela Dia Comunicação para representar o escritório de design e branding na BID. O grafismo da nova lata mostra que a Coca-Cola reconhece e valoriza a história desta marca regional que é um ícone do Maranhão.

O redesign da embalagem começou pela criação de uma nova identidade visual e a proposta de votação popular em que o público escolheu o melhor design por intermédio na Internet e via SMS. O resultado não foi apenas a escolha da nova lata e a reformulação de uma marca. Toda essa ação gerou uma mobilização na qual o branding aproximou o povo maranhense de suas tradições fazendo ressurgir o orgulho de ser maranhense. O grafismo da nova lata representa os azulejos típicos da cidade de São Luís.

A DIA Comunicação atua nas áreas de branding, pontos de venda e embalagens. Possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e um núcleo em Fortaleza. Com 36 anos de mercado, metodologias específicas e mais de 70 profissionais, atende a clientes como Coca-Cola Brasil, Grupo Santander Brasil, Drogaria São Paulo, Ampla, Coelce, Galderma, Infoglobo, entre outros.   

O redesign do guaraná Jesus, pela Dia Comunicação, começou com nova marca
O redesign do guaraná Jesus, pela Dia Comunicação, começou com nova marca

 

 

 

DESIGN SOCIAL

Crocco Studio Design – Heloísa Crocco

Coleção Jalapa

A designer Heloísa Crocco, do Crocco Studio Design, mostra a coleção Jalapa, com peças produzidas por artesãos do Jalapão, no Estado do Tocantins. Os artesãos utilizam o capim dourado da região do Jalapão como matéria-prima para produzir as peças desenhadas por Heloísa. A convivência entre a designer e os artesãos possibilitou a aproximação entre o design e o artesanato viabilizando o aperfeiçoamento da qualidade da produção artesanal sem interferir na tradição e também contribuiu para melhorar as condições sociais dos artesãos.

Após diagnosticar o que era preciso aprimorar foi criado o Projeto Capim Dourado, que inicialmente foi desenvolvido com os artesãos do Município de Ponte Alta do Tocantins. Desta iniciativa originou-se a Coleção Jalapa. A partir do capim dourado são feitos diversos tipos de peças como cestos, bolsas, porta-jóias, pulseiras e fruteiras etc.

Heloísa atuou em artes plásticas, tanto como artista quanto como docente. Decisivos na sua formação foram os cursos de criatividade com o inglês Tom Hudson e de tapeçaria com Zorávia Betiol e Elizabeth Rosenfeld. A última, uma imigrante alemã radicada em Gramado, RS, foi uma influência decisiva ao desenvolver o gosto de Heloísa pelo artesanato. Chegou a morar na casa de Elizabeth, onde descobriu os segredos dos teares e da marcenaria.   

Coleção Jalapa, desenhada por Heloísa Crocco e produzida por artesãos do Jalapão
Coleção Jalapa, desenhada por Heloísa Crocco e produzida por artesãos do Jalapão

 

 

 

DESIGN DE MODA E TÊXTIL

Colares e braceletes executados com material reciclado

Mana Bernardes

O destaque da designer Mana Bernardes serão peças de produção artesanal executadas com material reciclado. Estilizadas e elegantes, as criações e Mana ganham forma a partir a reciclagem de materiais. O colar Escamalar, por exemplo, foi feito com fio de couro, lantejoulas unha-de-gato, cristal de acabamento e borracha para regular tamanho. É apresentado nas cores: furta-cor, bronze, preto e listrados variados. Para produzir o bracelete Índio Urbano a designer usou materiais como fio de silicone e lantejoulas criando peças de várias cores como furta-cor, bronze, preto, marrom, prata, laranja e listrados.

Além de design, Mana Bernardes cursou como Arte Terapeuta e se especializou em Gestão de Artesãos pela Campo – Centro de Assessoria do Movimento Popular. Suas jóias quotidianas participam da exposição Destination: Brazil, no MoMA de Nova Iorque, e da exposição Design Brasileiro Hoje: Fronteiras, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Seus “Mobiles Intersecções Articuláveis” foram adaptados para a cenografia da peça Romance Vol. II, de Marisa Orth. Desenhou uma série de 12 leques exclusivos para a marca Stella Artois.   

Mana Bernardes, utiliza materiais reciclados para criar bijuterias estilizadas
Mana Bernardes, utiliza materiais reciclados para criar bijuterias estilizadas

 

 

 

 

  

Marca da Rio 2016 criada por Ana Soter para a candidatura do Rio

Marca da Rio 2016 criada por Ana Soter para a candidatura do Rio

DSIGN GRÁFICO

Ana Soter – Soter Design

Identidade Visual Rio 2016

A designer Ana Soter, fundadora da Soter Design, em 1992, leva à BID a identidade visual da Olimpíada 2016 que criou para campanha do município do Rio de Janeiro como candidato à realização do evento em 2016. “Para representar o Rio, escolhemos o Pão de Açúcar, ícone máximo da cidade, no seu cenário ensolarado. A forma de coração representa a paixão do povo brasileiro pelo desporto e, ao repetir-se, forma um trevo estilizado, ideia de sorte para todos. A solução tipográfica mostra a expectativa da população por sediar os Jogos”, explica a designer.

Além da identidade da Olimpíada, Ana Soter já desenvolveu outros projetos marcantes como a sinalização do Parque do Flamengo no Rio de Janeiro, a identidade visual da Orquestra Sinônica Brasileira e o design de vários livros sobre o Rio de Janeiro como “O Urbanismo de Volta às Ruas”, “Rio Preservação e Modernidade” e quatro “Guias Arquitetura da Cidade do Rio de Janeiro” (Art Déco, Eclética, Moderna e Neo-clássica Romântica e Colonial)”, entre outros.

 

Para saber mais sobre a BID acesse:

http://tiny.cc/5hb61

http://tiny.cc/n3z7a

www.bid.dimad.org

www.dimad.org

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