Criar para multinacionais abre portas para exportação de design

Postado em: 04 / 03 / 2014

Estande criado pela Casa Rex para o projeto de comunicação da Campari na Europa

Estande criado pela Casa Rex para o projeto de comunicação da Campari na Europa e África

Maria Edicy Moreira

Enquanto muitas agências de design e entidades ligadas ao setor lutam para promover design brasileiro nos países em que gostariam de vendê-lo outras agências como Casa Rex, Narita Design e Pande encontraram um caminho bem mais curto para conquistar o mercado internacional de design: criar para as multinacionais que estão no Brasil.

O contato começa no Brasil e abre oportunidades para a criação de marcas, embalagens, materiais de ponto de venda entre outros para as multinacionais em nível global ou para países específicos. Além disso, esse tipo de atuação abre portas para as agências brasileiras conquistarem clientes locais em diversos países.

A Casa Rex tem larga experiência no desenvolvimento de design para multinacionais e também para empresas locais em outros países. Segundo seu proprietário, Gustavo Piqueira, hoje aproximadamente 60% do faturamento da agência vem do mercado externo. Entre seus clientes no mercado externo estão Unilever, The Absolut Company, Johnson & Johnson, Pfizer, Firmenich, Gruppo Campari, SABMiller, L’Oréal Paris, Galderma, Thames&Hudson, Glysolid e Valeur Absolue.

Embalagem desenvolvida pela Casa Rex para o Communication Identity, de Campari nos mercados

Embalagem criada pela Casa Rex para o projeto Communication Identity de Campari, inspirado em Milão

O projeto Communication Identity, desenvolvido para a campanha de Campari nos mercados da Europa e África foi um dos destaques na atuação da Casa Rex em 2013. A campanha Campari di Milano se estendeu por diferentes pontos de contato com os consumidores como embalagem, materiais de PDV entre outros que circularam pela Europa e África.

Gustavo Piqueira, diretor de criação do projeto, explica que para conectar Milano à Campari Experience a equipe da Casa Rex procurou entrelaçar diferentes universos visuais envolvendo os monumentos atemporais da cidade como o Duomo e a Via Monte Napoleone assim como os ícones da moda e do design contemporâneos.

Essa fusão resultou em uma vibrante explosão da icônica da cor vermelha de Campari, capturando a essência moderna que ambos universos compartilham. “Queríamos que quando os consumidores bebessem Campari eles vivenciassem Milano”, comenta Piqueira.

Embalagens das sopas Knorr trazem imagens dos ingredientes em destaque

Casa Rex destacou imagens de ingredientes nas embalagens das sopas Knorr criadas para a Russia

Para a Unilever, a Casa Rex já desenvolveu embalagens, marcas entre outros materiais de comunicação para vários produtos globais e locais em alguns países específicos. O projeto mais recente envolveu o redesign das embalagens da sopa instantânea Knorr para a Rússia.

Para tornar a sopa mais atraente ao consumidor, a Casa Rex usou imagens destacadas dos ingredientes apresentando um visual realistas e apetitosos, diferente das antigas embalagens nas quais os ingredientes eram usados apenas para identificar o tipo de sopa.

“Criamos uma embalagem cativante que expressa o sabor e a qualidade Knorr. Os ingredientes envolvem a caneca de sopa por todos os lados, em cenas mais naturais que revelam o verdadeiro appetite appeal das sopas e seduzem os consumidores”, explica Gustavo Piqueira, diretor de criação.

As novas embalagens globais para a linha de enxaguantes bucais, Oral Care, criadas pela Casa Rex

Novas embalagens globais para a linha de enxaguantes bucais da Unilever, criadas pela Casa Rex

Outro projeto da Casa Rex são as novas embalagens globais para a linha de enxaguantes bucais da Unilever, que hoje estão em diversos países. Piqueira, coautor do projeto junto com Danilo Helvadjian e Ingrid Lafalce, explica que as embalagens anteriores não representavam o padrão de qualidade do produto por causa do visual desordenado, com ícones e textos dispersos, que dificultava a leitura e o reconhecimento dos produtos e seus respectivos benefícios.

Por isso quando recebeu da Unilever a solicitação para criar para a marca, o primeiro passo da equipe de designers foi “limpar” as embalagens criando um visual mais atrativo, limpo e de fácil leitura. “Cada marca da Unilever Oral Care agora toma posição de destaque no topo das embalagens, enquanto a marca Expert Protection introduz novos “light visuals” que garantem a estética premium e um alinhamento com a proposta de alto padrão de qualidade do produto”, explica Piqueira.

O suplemento nutricional infantil chinês, Wyeth Gold, ganhou embalagem mais atraente

Suplemento nutricional infantil chinês, Wyeth Gold, ganhou embalagens e marca criadas pela Casa Rex

Os traços dos designers da Casa Rex estão presentes também na China. A agência de design redesenhou a marca e as embalagens do suplemento nutricional infantil Wyeth Gold. O fabricante desenvolveu uma nova fórmula do produto e precisava de novas embalagens para demonstrar as mudanças e atrair os consumidores.

As embalagens antigas não comunicavam com eficácia os benefícios do produto. Seu ícone principal, a flor, que retrata seus benefícios- chave tinha pouco destaque nas embalagens antigas e não estava integrada com seus principais claims, que eram apresentados apenas por uma simples lista de informações. A Casa Rex criou uma nova estrutura de design integrada e introduziu os principais elementos icônicos da marca criando uma estética contemporânea.

“As embalagens apresentam novos acabamentos em 3D, alinhando-se aos códigos visuais locais, enquanto o ícone da flor e os textos informativos do produto ganharam destaque ao ser envoltos por uma nova onda dourada que integra seus benefícios em uma estrutura visual unificada, criando uma mensagem de benefícios mais envolvente para os consumidores”, comenta Piqueira.

Casa Rex conquistou clientes locais na Europa como  italiana Glysolid

Casa Rex conquistou clientes locais como a italiana Glysolid para a qual criou marca e embalagens

A presença em outros países por intermédio de seu trabalho para as multinacionais que atuam no Brasil levou a Casa Rex a conquistar clientes locais na Itália e Suíça, por exemplo. A empresa italiana Glysolid, reconhecida principalmente por sua icônica lata vermelha de creme para as mãos, teve sua identidade visual modernizada pela Casa Rex. A nova identidade foi construída com base na herança visual da marca e de seu status clássico já consolidado, unindo sua icônica lata vermelha a novos traços visuais.

“Ao traduzir os principais atributos visuais da lata vermelha na nova identidade potencializamos sua iconicidade em todos os formatos, fortalecendo a linha de produtos como um todo, e ao mesmo tempo reforçando o papel único da lata dentro da identidade e seu portfólio”, afirma Piqueira.

Marca da empresa suíça, Valeur Absolue, desenhada pela Casa Rex

Marca da empresa suíça, Valeur Absolue, desenhada pela Casa Rex, que vem conquistando clientes locais

A empresa suíça de fragrâncias e cosméticos Valeur Absolue é outro cliente local conquistado pela Casa Rex. Levando em conta a proposta de inovar no atual cenário de Fine Frangrances, a Casa Rex criou a identidade visual da companhia partindo de um contexto inusitado:

“Criamos uma representação gráfica que integra elementos realistas do universo cosmético — uma folha de árvore e uma flor — em uma execução não realista que, além de realçar a mensagem, intriga o espectador”,  explica Gustavo Piqueira.

A expansão da Casa Rex no mercado internacional levou a agência a abrir escritórios em Londres e Singapura para facilitar o atendimento aos clientes na Europa e Ásia e a prospecção de novas oportunidades de negócio nesses mercados. Essas iniciativas, segundo Gustavo Piqueira, fazem parte do processo natural de evolução da Casa Rex.

Narita

Embalagem de cream cheese da Kraft desenhada pela Narita Design para Dubai

Embalagem de cream cheese da Mondelez ex-Kraft  desenhada pela Narita Design para o mercado Dubai

 

A Narita Design começou a desenvolver projetos de design para o mercado externo há oito anos. A internacionalização começou pela America Latina passando depois pelos mercados dos EUA, China, Oriente Médio, México, Caribe, Peru, Colômbia, Venezuela e Argentina. Entre seus clientes globais estão Ambev, Mondelez (ex-Kraft), Pepsico, Bic e Cargill.

Embalagens de cerveja Brahma Light desenhadas pela Narita para a República Dominicana

Embalagens de cerveja Brahma Light desenhadas pela Narita para a República Dominicana

Os projetos vão de embalagens para a Brahma Light para a República Dominicana, Massas Ronco para a Venezuela, barbeadores BIC para toda a América Latina e para os sucos Tang, da Pepsico, para mais de 80 países. Além disso, vários países usaram as matrizes da marca e embalagens concebidas pela Narita Design para Quaker Brasil para desenvolver seus projetos locais.

Blisters para os barbeadores Bic desenhados pela Narita Design para a América Latina

Blisters para os barbeadores Bic desenhados pela Narita Design para a América Latina

A conquista do mercado externo é também uma forma de as agências de design mostrarem sua consolidação. Mário Narita, CEO da Narita Design, diz um dos fatores que sinalizam a maturidade de uma agência de design é quando seus serviços atravessam fronteiras. “Vejo com muito orgulho essa posição que conquistamos porque requer conhecimento, estrutura e versatilidade empresarial.”

 

Produtos Ronco trazem embalagens redesenhadas pela Narita Design

Produtos Ronco trazem embalagens redesenhadas pela Narita Design para países da América Latina

Pande

Embalagens da Maionese Hellmann's ganhou nova identidade visual  desenhadas pela Pande para a America Latina

Maionese Hellmann’s ganhou nova identidade visual desenhadas pela Pande para a America Latina

A Pande desenvolve projetos multinacionais desde a sua fundação em 2002. A Sadia foi um de seus primeiros clientes para a qual a Pande desenvolveu projetos para a Rússia, alguns países da Europa e Ásia. Depois a agência de design conquistou a conta de algumas multinacionais como Nestlé para a qual desenvolver projetos mundiais como o redesign da marca Leite Moça desenvolvido no Brasil e implantado globalmente.

Linha de lenços Kimberly Clark ganhou embalagens desenhadas pela Pande para a América Latina

Linha de produtos Kimberly Clark ganhou embalagens desenhadas pela Pande para a América Latina

A maionese Hellmann’s, da Unilever, ganhou uma nova identidade visual concebida pela Pande para a América Latina. Para a Kimbelry-Clark, a agência de design desenvolveu projetos para vários produtos como bags para alimentos, papel alumínio, pano de microfibra, entre outros, que estão sendo implantados em toda a América Latina.

Segundo Gian Franco Rocchiccioli, diretor da Pande, o percentual de projetos internacionais desenvolvidos pela agência ainda é pequeno, mas a meta é que entre 2014/2015 o faturamento proveniente de outros países represente de 20% a 25% dos negócios da Pande, que inicialmente está focando na América Latina. “Até 2017 pretendemos estar entre as agências de design mais reconhecidas e respeitadas da América Latina.”

Caldo Knnor vendido Peru, Chile, Argentina, Mexico e Colômbia traz embalagem desenhada pela Pande

Caldo Knnor vendido Peru, Chile, Argentina, Mexico e Colômbia traz embalagem desenhada pela Pande

Desafios

Desenvolver projetos de design para outros países representa mais dinheiro em caixa, uma grande expansão dos potenciais clientes, mais visibilidade para as agências de design e o design brasileiro, mas representa também novos desafios e demanda habilidade para superar obstáculos como as diferenças culturais, de idioma e fuso horário e até os impostos que incidem sobre a exportação.

Gian Franco, da Pande, diz que desde o início quando começou a planejar a conquista do mercado externo já sabia que os desafios da exportação de serviços são maiores que os da exportação de bens de consumo. “A exportação de serviços exige uma interação intensa com os clientes e ainda envolve aspectos subjetivos das diferentes culturas.”

Por essa razão e pela proximidade cultural com o Brasil a Pande elegeu a América Latina como principal mercado a ser conquistado. “Entendemos que dessa forma os desafios seriam menores”, afirma Gian Franco. Isso não quer dizer que a agência não atenda a clientes em outras regiões.

Outro desafio para quem quer atuar no mercado externo, segundo Gian Franco, está nas diferenças de custos dos serviços. Cada mercado possui um ambiente econômico diferente e, vencer as barreiras de câmbio e suas flutuações não é fácil. As soluções são diversas e para cada mercado a estratégia tem que ser construída de forma diferente. Além disso, há os entraves burocráticos que se transformam em mais um gargalo no processo de internacionalização.

Pande desenhou embalagens do sabonte Palmolive Nutrimilk para a América Latina

Pande desenhou embalagens do sabonte Palmolive Nutrimilk para a América Latina

A globalização das agências de design exige também alguns cuidados. Gian Franco, da Pande, diz que para começar é importante avaliar com bastante critério o real papel da internacionalização para que o planejamento estratégico da empresa seja cumprido; identificar e priorizar os mercados-alvo; definir claramente uma estratégia para a internacionalização; estruturar e executar um plano de ação, medir e reavaliar as decisões tomadas durante o processo.

Para Gustavo Piqueira, da Casa Rex, a distância já não é uma barreira tão grande à internacionalização das agências de design. Devido à globalização os profissionais das agências de design já não necessitam sair do país para obter informações e compreender o mercado para o qual estão trabalhando.

Porém, é preciso mais atenção em relação ao levantamento de dados sobre os hábitos dos consumidores locais assim como particularidades logísticas e as características dos pontos de venda do país ou países para os quais o projeto está sendo desenvolvido para evitar falhas.

Para mais informações sobre as agências de design acesse:

www.casarex.com

www.naritadesign.com.br

www.pande.com.br

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